Blog, Dinheiro, SEO

Blogs e promoção…

Como hoje em dia muitas pessoas possuem blogs ou até outro tipo de páginas internet convém saber como o promover e ganhar mais visitas. Pensei que fosse oportuno publicar este artigo uma vez que muitas pessoas que aqui passam por aqui tem blogs ou algum tipo de site.

 

Algumas das coisas descritas neste artigo dizem respeito a blogs embora algumas delas sirvam também para sites e outras páginas.

Existem 3 pontos muito importantes a ter em atenção. Quanto mais eles forem seguidos à letra, mais os motores de busca irão gostar do vosso blog.

  1. Ter conteúdo sempre actualizado
  2. Ter imensas páginas de conteúdo – cada artigo corresponde a uma nova página de conteúdo
  3. Ter um número razoável de links – links de sites relevantes apontados para o nosso blog e links no nosso blog para sites de conteúdo interessante relativamente ao conteúdo do blog

Assim, por alto, a estratégia de marketing para um blog deve ser:

  • Criar o blog
  • Escrever artigos
  • Faz pinging sempre que existe um novo artigo publicado
  • Submeter o teu blog aos maiores directórios de blogs e de RSS
  • Começa à procura de parceiros para troca de links
  • Repetir a sequência desde o início menos criar o blog claro!

1. Pinging


Uma das técnicas de divulgação mais importantes e utilizadas nos blogs é o pinging. Felizmente, embora seja muito útil não é nada dificil de fazer.

Esta técnica apenas avisa diversos directórios de blogs que o blog foi alterado com um novo artigo  e que existe, por isso, novo conteúdo para ver.

Tal como disse em cima, este trabalho é muito fácil e rápido pois existem diversos sites que fazem o trabalho por nós e avisam muitos directórios de uma vez só. Alguns desses sites são:

Dica: Pinging no Blogger (Esta é mesmo para ti Inês caso ainda não saibas)

Para que um blog no Blogger faça um ping automático ao site weblogs.com, basta ir ao painel de administração do blog e escolher: Settings > Publishing > Notify Weblogs.com > Yes


2. RSS

Os blogs também se podem espalhar pela internet através de outro método – rss. Este método permite-lhe enviar o conteúdo actualizado do seu blog para outros sites e clientes de rss!

Como encontrar o link rss? Geralmente os blogs tem um link para ele nas colunas laterais. É possivel existir um link rss para os artigos e um para os comentários.Procurem o link para os artigos e se não encontrarem digam alguma coisa que eu posso procurar-vos isso. (Mãe? As galerias do dA e o posts no jornal tem isto)

Submeter o rss a serviços:

Dica: Se criar uma conta no My Yahoo e adicionar o feed rss à  página pessoal, o Yahoo indexará o blog num instante.

Dica: Configurar o RSS no Blogger. Na área de administração escolhe as duas seguintes opções:

  • Settings > Site Feed > Publish Site Feed > Yes
  • Settings > Site Feed > Descriptions > Full

 

3. Linking

 

Outra parte muito importante, os links! Hoje em dia os motores de busca dão muito valores aos links presentes no nosso blog (links) ou link em outros blogs apontados para o nosso blog (backlinks). Onde vamos então buscar links?

Directórios

Começar por submeter o blog a directórios com PR elevado (PR significa "Page Rank" e é um valor atribuido pelo google ao blog. Vai de 0 a 10 e quanto maior melhor. Saber mais sobre o PR). Saliento que existem directórios em todas as linguas (provavelmente) e que pode sumbeter a todas as que quiser embora o mais recomendado seja a submissão aos directórios da lingua em que está escrito o blog e depois aos ingleses. Por outro lado, existem também directórios apenas para blogs.

Pode encontrar alguns directórios aqui:

Isto é muito importante, ajuda a criar backlinks e logo como existe um maior fluxo direcionado ao teu blog, mais tráfego, mais visitas dos motores de busca e no futuro ajuda a aumentar o PR do blog.

Parceiros

É também possível procura parceiros visitando fóruns de webmasters com secção de troca de links e colocar lá o endereço do blog, com uma breve descrição e o teu contacto.

Descobrir blogs que estejam a trocar links com outros blogs semelhantes ao teu é também uma boa possibilidade de acrescentar mais um link e backlink à colecção! Depois basta propor aos respectivos autores uma troca de links e eserar que aceitem.

Podemos também pedir directamente um backlink ao autor de um blog. Depois basta esperar para ver se ele recusa, aceita ou prefere uma troca de links. Se o blog falar dos mesmos temas que o nosso, isso irá ajudar no aumento do PR mais do que se o blog falar de algo totalmente diferente. Dica: No caso de pensar em backlinks, assim que enviar o e-mail a solicitar a troca de links com outro blog, colocar o link para esse blog pode ajudar na decisão do autor. Isso irá sensibilizar o bloguista em questão, aumentando as probabilidades de ele aceitar. No caso de ele recusar sempre podemos retirar o link do nosso blog.

Atenção que os motores de busca dão mais importância a links e backlinks em separado do que no caso de termos um link para um blog e esse mesmo blog ter um link para o nosso blog, ou seja, uma troca de links.

Comentrios em outros blogs

Visite regularmente blogs da mesma área de interesse do seu e deixe comentários que tenham significado e e conteúdo, nunca façam spam!  Se fizermos spam, o mais provável é o autor apagar o nosso comentário o que não nos valerá de nada.Uma boa parte dos blogs permitem que se coloque a URL do nosso blog quando se comenta um artigo.

Ser cordial, cumprimentar o autor no comentário, contribuir com qualquer pensamento é uma boa prática quando se deixam comentários! Eles devem ser constructivos e não spam!

 

Outras Técnicas de Promoção


  1. Colocar a URL do blog na assinatura dos seus emails
  2. Coloca o endereço do teu blog, com um pequeno texto descritivo na assinatura dos fóruns que frequenta
  3. Aproveitar na totalidade as ferramentas que a plataforma do teu blog coloca à disposição, como: o “E-mail this post”, “Post Pages” e a “Blogger Navbar”. Mas isso depende de blog para blog.

Em conclusão, espero que todas estas técnicas, dicas e pormenores ajudem na criação e desenvolvimento do vosso blog e obtenham cada vez mais visitas.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s